Participar de um intercâmbio, ou melhor, aproveitar vivências que nos modificam profundamente, é algo incrível. E poucos destinos se comparam ao Campus Magnolie, localizado na charmosa Castelraimondo, na Itália.
Logo que se chega ao campus, nota-se um clima hospitaleiro, envolvido pela natureza e pela arquitetura tradicional das cidades italianas. O lugar é ideal para acolher alunos de todos os cantos do mundo, tornando cada dia um valioso encontro de culturas, pronúncias e relatos. As aulas proporcionam um ensino estimulante, mas é fora delas que a verdadeira beleza se revela: nos passeios pela cidade, nos cafés divididos com os amigos, nas gargalhadas que superam as diferenças de idiomas.
Castelraimondo é tipo um mergulho bem fundo na alma e na instrospecção. Ela é bem pequena e calma, parece feita sob medida pra gente se encontrar de novo. As ruas quietinhas, o céu sem nuvens (as vezes), a vida sem pressa… tudo dá uma paz que sumiu das cidades grandes.
Mas, Castelraimondo tem uns segredos bons: uma praça que vira festa à noitinha, um sorvete que abraça e é todo diferente, a igreja espiando tudo quieta. É daquele jeito que, de cara, parece normal, mas que, depois, mostra um monte de beleza, contos e rimas.
Participar dessa jornada é como dar um mergulho em um profundo silêncio que faz todo o sentido. É experimentar a vida de forma intensa em um local onde a tranquilidade não representa a falta de ação, mas a presença da alma.
Podemos falar de sonhos por aqui? SIM! Realizar o sonho de conhecer a Itália, se é o seu, e não se preocupar em planejar as cidades pra visitar. Ter a certeza que no final do passeio tem uma pessoa de confiança, uma equipe a sua espera para lhe trazer de volta ao campus. È desfrutar …
No Campus Magnolie, além das aulas de italiano, você encontrará diversas atividades extracurriculares que deixarão sua experiência muito mais interessante e prazerosa. Como:
- Excursões para + de 20 cidades italianas, como: Veneza, Roma, Cinque Terre, Nápoles e muito mais.
- Noites temáticas como festa do sorvete e música italiana
- Visitas a feiras locais e eventos tradicionais
- Tours de um ou dois dias com hospedagem em hotéis confortáveis
- Visitas a locais históricos, praias, montanhas
Lembrando que, como na Europa o clima é diferente daqui do Brasil, o programa deles pode mudar mês à mês. Mas é certo que você terá aulas do idioma, que é devidamente “encaixado” para o seu nível, pois há um teste de nivelamento para verificação em qual turma você se encaixará. Mas o Campus deixa claro que você deve viver a Itália e é claro que você não saí fluente em um mês. Mas, você evoluí bastante se estiver disposta a viver e aproveitar as oportunidades.
O Campus dispõe de máquinas de lavar e secar (deve ser pago um valor para utilização), aquecedor, cozinha nos apartamento e tanque. Além do necessário para você fazer sua refeição, como pratos, talheres, copos, geladeira, mesa e etc. É a foto que está no site deles, para os meses frios há um aquecedor, que deve se pagar a taxa na saída. (Acho que paguei em torno de 11/12€, mas pode variar de acordo com o uso.)
Acredito, que todas as pessoas, por uma vez na vida, devem se aventurar em participar de algo assim. Vivenciar outro país e conversar com pessoas locais como se fossem seus vizinhos de anos, desacelerar da correria da vida (digo por mim, pois moro em uma cidade que não para) e aproveitar para apreciar uma nova cultura. Uma nova maneira de abrir a mente, de se posicionar no mundo e enriquecer a vida.
E, quando chega a hora de ir embora, um pedaço seu continua para sempre entre as paredes daquele Campus e as vias de Castelraimondo— já que alguns lugares não são só destinos, são experiências.
Um pouco mais dessa vivência no Campus Magnolie, passeios e dia a dia nesse post aqui 🙂

Deixe um comentário